domingo, 27 de junho de 2010

a verdadeira obediência

  • Contou o Senhor Jesus aos seus dicípulos em MT 21:28, parábola dos dois filhos. Leia com atenção do vercículo 28 ao 32.


    Essa parábola contêm uma importantíssima revelação de obediência verdadeira, que é aquela que agrada verdadeiramente a DEUS e a falsa obediência ,que pode muito bem enganar e iludir aos homem ,mas nunca a DEUS. Ela também se relaciona com a obra de DEUS.


    Aqui , o Senhor Jesus refere-se a um pai(DEUS), e seus dois filhos(dois tipos de servos do Senhor Jesus):um deles é aquele do tipo que houve uma ordem e aparentemente demonstra ser obediente e sincero; as vezes , chega a ''comover'' aqueles que estão por perto , com tamanho exemplo de humildade (falsa). Ela finge que obedecerá ao senhor e este tranquilizar-se achando que o seu ''servo'' cumprirá o seu dever. Mas , quando este falso servo se retira da presença do senhor ,aí se revela o que está em seu coração: rebeldia, transgressão, desrespeito, falta de consideração e falta de caráter: por ser falso, ele não pratica o que disse e demonstrou que iria praticar.

  • É muito importante salientarmos que o senhor significa Deus e as autoridades que ele constitui em sua igreja. Ora, este servo é aquele que na frente do seu superior na hierarquia da igreja , aparenta humildade, zelo e submissão. No entanto seu coração não corresponde ao que ele aparenta. Alias, é por isso que o Senhor disse a Samuel: ''não atentes para sua aparência, para a sua altura, porque o rejeitou, porque o Senhor não ver como ver o homem. O homem ver o exterior, porem o Senhor, o coração''(1 Sm 16:7 ). É por isso também que nós vemos tantas pessoas tão ''humildes'' e aparentemente espirituais e nunca são abençoadas como achamos, ás vezes, elas deveriam ser. O Deus vivo, que soda os corações, sabe o por que...
  • Bem, veja que tudo realmente depende do coração! O outro servo, embora pareça um tanto quanto rude, foi sincero e demonstrou a verdadeira obediência: ''Não irei ''; mas, ''Arrependeu-se (coisa que só pode acontecer no coração), e foi''. Veja que o coração é que expressa o verdadeiro caráter da pessoa, nunca as aparências! Pela aparência, podemos imaginar que aquele servo que disse não, desagradou a Deus; mas seu coração era verdadeiramente um coração cheio de temor, de respeito, consideração! Ele praticou a vontade do Senhor porque o seu coração cheio de temor( não de medo! ), deu lugar a atuação do espírito de Deus que provoca o ''arrependimento para a salvação''! Este obedeceu como está escrito, ''obedecer é melhor do que sacrificar''.

  • Observe também que ''aparentemente'' o pecado de Saul foi menor que o pecado de Davi. No entanto, como o pecado de Saul foi de coração (desobediência ), este foi rejeitado por Deus. Ora, o pecado de Davi aos olhos do homem, foi muito mais grave; no entanto o coração de Davi era humilde, obediente e cheio do verdadeiro amor. Ele foi perdoado e o seu reino confirmado diante de Deus e dos homem.

  • Por isso, é muito importante que deixemos o Espírito Santo sondar os nossos corações e permitir que vejamos que estamos servindo a homens(serviço da lei )ou ao Senhor Jesus(serviço da graça, por Amor). Isto é muitíssimo importante porque se servimos na lei, pecamos e pela lei somos condenados. Se servimos pela graça( por amor ), mesmo se pecarmos temos acesso ao perdão de Deus! Este será assunto do próximo estudo; agora, vamos examinar os nossos corações e caso estejamos em desobediência, vamos pedir que o Espírito de Deus possa nos da arrependimento para que não sejamos nunca como os fariseus que servem a vista dos homens, mas que possamos servir a Deus, as suas autoridades das igreja, com sinceridade, com Amor e de todo nosso coração!

Luciano Maia

Deus abençoe a todos grandiosamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário