domingo, 31 de outubro de 2010

" O significado da Paixão! "


Paixão é uma emoção de ampliação quase patológica do amor. O acometido de paixão perde a sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre este. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio."Sobre tudo que você deve guardar, guarda seu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbio 4.23.Pode-se dizer também que paixão é algo muito mais passageiro que o amor, pois, sendo uma patologia deste, com o passar do tempo e sendo rompido o véu da idealização do outro, cai-se na realidade, transformando-se a paixão em amor, ou nada restando do sentimento afectivo. Estudos de psicologia dos sentimentos indicam que o estado de paixão muito dificilmente ultrapassa os três anos.O sentimento exacerbado entre duas pessoas, é um exemplo de uma paixão. A paixão pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação, idades e géneros. A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado, pelo contrário qualquer dificuldade para atingir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objecto de sua paixão.
Existem pesquisas científicas nesse âmbito, que mostram que a paixão, apesar de intensa e arrebatadora, é um sentimento passageiro. Estima-se que a mesma não dure por mais de quatro anos. Adolescentes estão mais sujeitos a apaixonarem-se, devido ao pouco conhecimento do mundo entre outras coisas, o que não significa que pessoas de maior idade não estejam passíveis de tal sentimento. O que ocorre é que a pessoa adulta, por ter maior conhecimento do mundo, por ter vivenciado maiores experiências, não estará tão sujeita a perder a razão e deixar-se dominar pelo peso do sentimento.A Paixão é quase como um vulcão em erosão, tudo passa após sua explosão.' O coração do Sábio está na mãe direita,mas o coração do tolo está a sua esquerda." Eclesiastes 10.2.
Uma ótima semana a todos, e que nosso grandioso Deus de Israel lhes abençoe!! Nas próximas postagens vamos tratar de temas como fidelidade, casamento, como saber se é a pessoa certa para mim?, se você amigo(a) leitor(a) quiser ler sobre algum assunto deixe no seu comentário, em breve estaremos postando o assunto que você escolheu.
Abração!!Fiquem com Deus!!

obr[a] Simone

2 comentários:

  1. Amei seu blog já estou te seguindo! se quiser visite meu blog também!
    http://www.primeiroamor.tk

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog. Apesar de desejar ardentemente encerrar uma paixão, fiquei sem chão ao você falar que a mesma pode durar 3 ou 4 anos... Isso é muito tempo para desejar quem não me deseja...Ah! Como quero fugir da minha imaginação, como quero fugir desse amor, desse estado...
    Sei que tudo passa... que passe logo então...
    Hortência Roxa
    http://hortenciaroxa.blogspot.com

    ResponderExcluir