domingo, 5 de dezembro de 2010

Em busca da felicidade

O que é preciso para ser feliz?
Por Elliana Garcia



Segundo o dicionário Aurélio, “felicidade é a qualidade ou estado de feliz, ventura, contentamento, sucesso”. Muitos estão à sua procura, mas, onde ela pode ser encontrada? Ser feliz é possível? Se sim, qual o ponto de partida? O escritor e palestrante motivacional Giuliano Milan (foto abaixo), que está lançando o livro “É preciso pouco para ser feliz”, diz que encontrar a felicidade é muito mais fácil do que se imagina. Confira a entrevista que ele concedeu ao Portal Arca Universal falando como é possível ser feliz.

O que é felicidade?

É o resultado de escolhas, decisões, atitudes e ações. Felicidade é algo dinâmico em constante movimento como tudo na vida.

É possível ser feliz?

Nascemos para ser felizes. Quanto mais entro em contato com seres humanos, percebo como é mais fácil ser feliz do que infeliz. Ser feliz é como navegar a favor da corrente do oceano, ser infeliz é como navegar contra a maré o que fica difícil e desgastante. Fomos feitos para a felicidade. As pessoas felizes querem ser mais felizes ainda, e pessoas infelizes querem ser felizes. Todo ser humano busca pela felicidade da mesma forma como buscamos pelo ar a cada respiração.

O que é preciso para ser feliz?

É preciso estar vivo e disposto a ser feliz. Aliás, muito disposto. Ser feliz requer autoconhecimento, superação, movimento constante, como um malabarista andando sobre uma corda que fica constantemente atento nos movimentos que o mantenham sobre a corda. Existe uma corda da felicidade e podemos aprender a caminhar sobre ela até que se torne um chão sólido e estável, onde possamos caminhar e construir nossas vidas.

Quais os primeiros passos que podem ser dados em busca da felicidade?

O primeiro passo é seguir a sua motivação, o seu coração. Se Deus existe dentro de tudo que há, dentro de cada átomo, então Ele existe dentro de cada ser humano. Partindo desse princípio, esse primeiro passo se torna lógico e essencial. É dentro de nós que encontraremos a felicidade. Precisamos aprender a valorizar e organizar os nossos sentimentos, nosso coração e motivação, momento a momento. E para isso é preciso coragem e disposição.

Dinheiro, fama, reconhecimento trazem felicidade?

Dinheiro, fama e reconhecimento podem expressar felicidade, mas também podem expressar ignorância, maldade. Uma pessoa iluminada, que segue seu coração e usa seus melhores talentos para melhorar a vida de outros seres humanos é uma pessoa feliz. Temos vários exemplos no passado e no presente da humanidade de pessoas assim, felizes, famosas e ricas, que fazem o que amam melhorando a vida de outros seres humanos. São pessoas com dinheiro, fama e reconhecimento. Também conhecemos criminosos, empresários, entre outros, que ficam ricos e conhecidos explorando outras pessoas. Portanto, dinheiro, fama e reconhecimento podem expressar a felicidade de uma pessoa, mas não podem dar a ela felicidade.

Há um ditado que se diz que felicidade não existe, o que existe são momentos felizes. Como você enxerga esse ditado, já que esse é também o pensamento de muitas pessoas?

Se felicidade não existisse não teríamos tantas pessoas buscando por ela. Se Deus não existisse não teríamos tantas pessoas buscando por Ele. Felicidade não é apenas um sentimento. Muitos confundem felicidade com euforia e alegria. Uma pessoa pode beber e ficar alegre. Logo depois ficará triste, porque não viveu a felicidade, apenas sentiu alegria e euforia momentâneas. Felicidade é plena e satisfaz, não tem outro lado da moeda. Felicidade é felicidade. Não é como prazer e dor, alegria e tristeza, paixão e ódio.

Algo que queira acrescentar?

Vivemos numa época onde muitas pessoas são levadas a valorizar o que vem de fora, seja conhecimento, orientações. Mas o primeiro passo para a felicidade é seguir sua motivação, seu coração, já que o ponto de partida está dentro de cada um de nós e não fora.

Há uma correlação entre Deus e felicidade?

Uma pessoa me perguntou onde entrava Deus na busca pela felicidade. Respondi a ela que se Deus existe dentro de tudo e de todos, buscar pela felicidade que está dentro de você é uma jornada para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário