quarta-feira, 21 de maio de 2014

A intimidade escancarada na rede com os selfies

Qual o limite da exposição? Nova moda entre casais revela a falta de bom senso online
Não dá uma sensação boa saber que aquela foto que você postou online teve centenas de curtidas e muitos comentários? Em um mundo em que a tecnologia ganha cada vez mais adeptos e se inova a cada dia, os conteúdos divulgados pelos usuários nas redes sociais têm surpreendido e muito. Mas algumas pessoas chegaram ao limite – ou melhor, passaram dele – no quesito “expor a intimidade para ganhar curtidas”.
Os selfies (um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato) viraram mania nas redes sociais – inclusive o respeitabilíssimo Dicionário Oxford, o mais extenso da língua inglesa, anunciou que esta nova palavra já está em suas páginas porque só no ano passado as citações a ela cresceram 17.000% .
Eles viraram algo comum, quase um fenômeno. A pessoa estica o braço, tira uma foto dela mesma e compartilha online com os amigos. Até aí tudo bem. Encontramos no Facebook, Instagram, MySpace e outros os famosos selfies dos nossos amigos com a família, namorado (a), comendo, passeando... Mas a última moda assusta: o selfie pós-sexo (after sex, em inglês). O que significa? Logo depois da relação íntima, o casal publica (para todos verem e saberem o que eles estavam fazendo) uma foto na cama.
Pois é. Essa é a prova concreta de que os internautas perderam a noção e o bom senso do que compartilham na internet. Em entrevista ao jornal inglês "Daily Mail", Chris Chesher, especialista em culturas digitais da Universidade de Sydney, disse que a moda das fotos pós-sexo invadiu o Instagram porque a rede social é relativamente nova. Ele explicou que as pessoas não têm consciência dos riscos de compartilhar detalhes da intimidade. “Com mais usuários adotando esse comportamento, as pessoas não se dão conta dos riscos da superexposição”, afirmou o especialista.
Antes das redes sociais, as pessoas tinham mais privacidade e não havia a necessidade de mostrar ao mundo como se sentiam ao levantar, almoçar e agora até mesmo ao fazer sexo. Chamar atenção dessa forma não é um caminho sábio. Por isso, preste atenção no que você publica, porque o que você posta diz tudo sobre o seu valor. É necessário provar ao mundo que é feliz ou para si mesmo?
A tecnologia é uma aliada para todas as áreas da vida, mas somente quando é utilizada de maneira positiva. Caso contrário, é um retrocesso. Então é importante saber usá-la. Você tem exposto sua vida online? Quais são seus critérios e objetivos ao postar uma imagem? Não caia nas tendências e fuja desse mal que dizem ser normal, porque o que hoje parece inofensivo amanhã mostrará suas garras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário